Ava anhanguera
Logística Reversa é um processo no qual um fabricante sistematicamente recebe produtos ou partes, expedidos anteriormente, do ponto de consumo para possível reciclagem, remanufatura ou descarte. Um sistema de logística reversa incorpora uma cadeia de suprimentos que tenha sido redesenhada para gerenciar o fluxo de produtos ou partes destinadas para remanufatura, reciclagem ou descarter e para usar os recursos efetivamente.
Sendo assim , existindo dois tipos de Logística reversa , a Logística reversa pós- venda ,e também Logística reversa pós consumo .
· Logistica reversa pós - venda
É a específica área de atuação que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós – venda, sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta, que se constituem de uma parte dos Canais Reversos pelo qual fluem estes produtos. Seu objetivo estratégico é o de agregar valor a um produto logístico que é devolvido por razões comerciais, erros no processamento dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento no produto, avarias no transporte, entre outros motivos. Este fluxo de retorno se estabelecerá entre os diversos elos da cadeia de distribuição direta dependendo do objetivo estratégico ou motivo de seu retorno .
Para ilustrar de maneira bem simples são exemplos clássicos da logística reversa pós-venda os sistemas de retorno:
- Dos equipamentos para conserto ou recondicionamento.
- Dos equipamentos e materiais diversos para troca.
- Das devoluções por qualquer outra razão.
Ou seja Logística pos - venda , é a devolução de produtos que mal foram usados , por algum tipo de defeito ou rejeição do cliente .
· Logística pós - consumo
Á área de atuação da Logística Reversa que igualmente equaciona e operacionaliza o fluxo físico e as informações