Teor de oxigênio do ar
A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. O ar atmosférico é uma mistura de gases e vapores incolores e inodoros.
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio (78%), oxigênio (21%), gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores. Além dos gases citados, o ar atmosférico apresenta vapor de água. Também são encontrados poluentes, poeira, cinzas, microorganismos, pólen, etc. (BRASIL ESCOLA, 2013).
O oxigênio presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto de aproximadamente 21% (BRASIL ESCOLA, 2013).
Uma das principais reações que envolvem a determinação do oxigênio no ar é a reação de óxido-redução e as que envolvem oxidação. As reações de óxido-redução e de oxidação representam um dos principais e mais comuns fenômenos observados no dia-a-dia. Quem nunca se deparou com a ferrugem de uma esponja de lavar louças, da lataria de um carro, com a corrosão do ferro no concreto em muros e de tubulações ou com o escurecimento de frutas e legumes. A base destas reações está principalmente na alteração dos números de oxidação dos compostos envolvidos com o consumo do gás oxigênio (potencial agente oxidante) e, portanto sua conseqüente mensuração.
2. Objetivo
O experimento tem como principal objetivo calcular o teor aproximado de oxigênio do ar através da oxidação do ferro.
3. Metodologia
3.1 - Materiais .Ácido acético (vinagre)
.Béquer de 250 mL
.Proveta
.Régua
.Palha de aço
.Bastão de vidro
3.2 – Procedimento
I. Faça a solução de água e vinagre
II. Coloque a metade de uma bucha de palha de aço dentro do béquer com a solução de