teor de alcool na gasolina
Relatório de Química
Teor de álcool na gasolina
Equipe 01
26/09/2014
Colégio Estadual Prof. José Aloísio Dias
Componentes: Serie/turma: 3°A
Keilla Maiana Turno: Vespertino
Samara Souza
Andriele Mello
Renata Araújo
Tatiane Pereira
Daiara Gomes
Daniela Cardoso
Jaqueline silva
Introdução
A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo. É formada, principalmente, por hidrocarbonetos. Porém, possui também em sua composição (em pequena quantidade): produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio.
Nela contém uma propriedade muito importante que é a octanagem. A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação. A detonação (conhecida como “batida de pino”) leva a perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Existe um índice mínimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil.
O álcool etílico é adicionado à gasolina por um papel vital, aumentar a octanagem, em virtude de o seu baixo poder calorifico. Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO. No entanto a adição do etanol acima do limite (que é de 22% a 26%) traz danos ao veiculo e aumenta a produção de óxido de nitrogênio. Por ser o álcool mais barato que a gasolina, os donos de postos colocam o índice elevado de etanol, com a finalidade de lucrar em cima do prejuízo dos proprietários de veículos.
Objetivo
Determinar o teor de álcool na gasolina, e assim verificar se a mesma está dentro das normas definidas pela Agência nacional de petróleo (ANP).
Perceber a presença da química no cotidiano.
Materiais e reagentes utilizados
- Proveta de 100 mL com tampa.
- Amostra da gasolina.
- Amostra de água.
Procedimento
1. Adicionou-se 50 mL de gasolina na proveta.
2. Completou-se a proveta com 50 mL de água.
3. Fechou-se a proveta, misturando os líquidos