Teor de alcool na gasolina
Disciplina: Química
Nomes: Douglas Schmidt
Gesielle Maria Amaral de Jesus
Data: 21/03/14 série: 3º- 304
Professora: Valérie Grimberg
Relatório de Química
Teor de álcool na gasolina
Por decreto do Governo Federal toda a gasolina produzida no Brasil é misturada com 20% a 25% de etanol, isto se deve a diversos fatores, entre eles a questão econômica devido ao elevado custo do petróleo, o álcool é adicionando a gasolina como forma de amenizar o composto e de amenizar o custo do composto ao consumidor. Ultimamente se tornou comum nos postos de abastecimento do país, encontrar gasolina adulterada. Uma das principais formas de adulteração é um aumento acima do permitido de etanol na gasolina.
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono. É formada por uma mistura de mais de 200 tipos de hidrocarbonetos e outros componentes em menores quantidades. Portanto a gasolina não tem uma fórmula definida, ela varia de acordo com o petróleo e o processo de refino. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220ºC.
Coletamos a amostra de gasolina no posto Itoupava, com a bandeira Shell, de acordo com o gerente a gasolina tinha 24% de álcool em sua composição, ele verifica igualmente ou parecido ao que fizemos neste experimento, com uma frequência de duas a três vezes cada vez que chega o caminhão pipa.
Objetivo: determinar o teor de álcool na