teologia e ciencia
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCÊNCIAS
CURSO DE FISIOTERAPIA
ANA JULIA DE LIMA
TEOLOGIA E CIÊNCIA
CURITIBA 2014
CRÍTICA EPISTEMOLÓGICA AO DISCURSO
DA TEOLOGIA DA DOMINAÇÃO E AO DISCURSO
DA CIÊNCIA DOGMÁTICA
Prof. Geraldo Mateus de Sá
UEPA - Universidade do Estado do Pará
NEPEM - Núcleo de Extensão e Pesquisa em Epistemologia e Métodos
O texto aborda duas ideologias contrárias, de um lado a religião e do outro lado a ciência,ambas apresentam suas verdades, defendendo seus ideais a cerca de um assunto. Palavras chaves: Discurso, Cristianismo e ciência moderna.
Discurso ideológico da denominação: o autor aponta no texto dois grandes eixos, dois assuntos discutidos,ainda sem razão,já que ambos defendem e impõe sua visão a cerca do mundo. O discurso ideológico da denominação é a visão da doutrina do Cristianismo,aquela que impõe que Deus é a verdade absoluta,que ele é tudo, que ele pode e que ele tudo vê,levando a crer que se deve andar nos caminhos de Deus,especificamente da igreja Católica,esta porém é a responsável por semaear a doutrina,através dos ensinamentos de Deus. Isso não ocorre,já que a instituição a igreja impõe como sendo a única, correta e digna de ser seguida.
Discurso da ciência Dogmática: A ciência é criticada porque apresenta em seus ideais,ou seja,em sua doutrina discursos definitivos e dogmático que se defendem como verdades absolutas em novas descobertas ou avanços, descartando a possibilidade de haver uma outra dita como verdadeira. A ciênciadogmática induz ás pessoas a segirem, pois no que se apresenta,a ciência têm suas conclusões assim defende a sua ideia e se torna uma verdadeira quase que inquestionável. Torna se prejudical, a medida que a doutrina