teologia pastoral
HOMILÉTICA: Como ser um bom pregador
LONDRINA - PR
2014
ITQ - INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
Everton Junior
Fabíola Amábile da Silva
Fernando Henrique Dias de Almeida
Larissa Costa
Luiza Carla de Lima
Neide Aparecida da Silva
Pra. Rosangela
08/10/14
RESUMO
Pregar a palavra de Deus é um privilégio e um desafio. Porém, existem muitos pregadores que pregam mal. A pregação é a transmissão da mensagem de Deus.
Pregar não é algo fácil. Exige senso, direção do espirito santo e comunicação oral.
O sermão é o momento mais especial do culto, onde o altar revela através da palavra o que Deus quer para seu povo ali resumido.
Palavra-chave: Palavra – Pregador
1. INTRODUÇÃO
O pregador tem que ter qualidade s fundamentais em sua vida que vão desde a competência para a missão até sua vida fora da igreja.
2. DESENVOLVIMENTO
A Pregação existe desde os tempos de cristo na terra, vemos que na Bíblia o antigo testamento a palavra era anunciada pelos profetas. No novo testamento ela era pregada por Jesus Cristo e seus apóstolos.
Hoje todos nós temos a missão de anunciar e pagar as boas novas da palavra de Deus em qualquer oportunidade. Pode ser no trabalho, em uma fila do banco, numa conversa informal com os amigos, em uma escola etc... em qualquer momento próprio, devemos dar testemunho e falar de Jesus.
Porem, a pregação não acontece deste modo. É necessário preparar o sermão de forma que a mensagem toque o coração da igreja que vai ouvir.
O pregador tem um chamado especifico, um ministério, conformado pelo espirito santo. O pregador vive uma vida de renúncia, de compromisso forte com Deus, a ponto de abandonar projetos pessoais para anunciar a palavra da verdade.
O pregador tem que ter o senso de responsabilidade sinceridade, entusiasmo, humildade, mansidão, paciência, elevado nível de pureza pessoal, competência intelectual, boa saúde e liderança.
Além dessas