Teologia pastoral
RESUMO
Este trabalho pretende mostrar de maneira breve a importância da ética pastoral, pois ela não pode ultrapassar os limites da dimensão ética do sagrado e da liberdade individual com disciplina e amor. Ela é a base para o relacionamento entre pastor e pastoreado, é a troca de confiança e respeito entre ambas as partes.
Palavras Chave: Ética, Pastoral, Confiança, Respeito.
1 INTRODUÇÃO
A definição de ética é “a disciplina que estuda a moral”, podemos associar este conceito com a ética pastoral, dizendo que é o estudo relacionado aos valores referentes à “Santidade”.
Na ética pastoral, existem valores que formam sua base, são eles: o respeito, confiança, discrição, sigilo, dedicação e principalmente amor ao rebanho.
O pastor ou pastora devem dar o exemplo de vida, pois cabe aos pastores a missão de influenciar e ensinar os pastoreados, através de suas ações, falas e principalmente o testemunho. A pessoa a ser influenciada deve ver a diferença e adotar o modelo de vida do seu pastor, pois Deus instituiu na Terra os pastores para cuidarem das ovelhas treinando-as para que futuramente elas possam gerar outras ovelhas e pastoreá-las sucessivamente.
A ética pastoral é seguida de regras para o bom andamento tanto da vida do pastor quanto a do pastoreado, são elas: Dar o melhor de si no ensino da palavra, proteger o rebanho, ser discreto e cuidadoso em todas as informações recebidas por seus membros, ser fiel a Deus e zelar por seu ministério.
Deus se agrada da ética, pois Ele é um Deus de ordem e decência e não de confusão. Ele nos ama e quer nos ver bem. Quando praticamos a ética, Deus se alegra de nossas vidas e nos torna cada vez mais capazes de pastorear seu rebanho.
2 A IMPORTANCIA DA ÉTICA PASTORAL
A ética pastoral é de grande importância e para podermos entender melhor este assunto, ela será apresentada a seguir em seis tópicos:
1) – DO PONTO