Teologia do Novo Testamento
A Cruz demonstra o quanto Deus é poderoso de nos redimir dos pecados.
“Pois a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” 1º Co. 1: 18
No momento em que entendemos o significado da cruz, e o motivo de por que Cristo teve de morrer, somos levados a viver sob a cruz de forma genuína. A cruz tudo transforma. Ela salva os pecadores. Revela Deus e vence o mal.
O evangelho não é produto da sabedoria humana. Em sua inquirição pelo sentido da vida e por, Deus, a mente humana jamais poderia ter concedido a verdade. Se, por um lado, a filosofia humana, em seu nível mais elevado, é um impulso na direção do homem. Através de Jesus Cristo, e este crucificado, um novo conceito do poder e da sabedoria de Deus invadiu o mundo.
Na cruz é que concretizou a reconciliação. E assim em Cristo, Deus aceita o mundo inteiro, sob a condição única de arrependimento e fé. Cristo fez por nós aquilo que não podemos fazer por nós mesmos.
Cristo foi aquele que levou sobre si os nossos pecados, encravando-os na cruz, tendo sido esse o ato culminante de sua missão terrena. Quando falamos em “cruz”, portanto, pensamos na expiação realizada pelo sangue de cristo. ( Rm 3:35 palavra «propiciação»). Assim também, quando falamos em «cruz», pensamos em «redenção» (Rm 3:24); pensamos em «expiação pelo sangue» (Rm 3:25 e 5:11)
Sim, eu amo a mensagem da cruz!
Sobre o monte Calvário eu vi uma cruz,
Qual emblema de afronta e dor.
Mas eu amo essa cruz, pois morreu lá Jesus,
Em lugar do mais vil pecador.
Onde Cristo Jesus o Seu sangue verteu,Formosura contemplo sem par. (algumas estrofes de um cântico de nosso hinário) A:George Bennard 1958
Naqueles tempos, o termo igreja ainda não era utilizado comumente pelos seguidores de Jesus, e as reuniões; que hoje nós da minha denominação, chamamos (reunião caseira) aconteciam na casa dos irmãos.
O conceito de reuniões de pessoas foi adaptado das