Trabalho Teologia do Novo Testamento
TEMA: ANÁLISE TEOLOGICAMENTE O PENSAMENTO DE DOIS DOS PRINCIPAIS AUTORES QUE TRATAM A TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
Aluno: Luciana Domingues Figueiredo de Souza
Profa. Dalva Alice de Carvalho Botelho (2917-2856/996320287)
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ/SP/034) – Camilópolis/Santo André
Curso Livre em Teologia (CLT/EAD) – Disciplina:
Data: 25/07/2015
RESUMO
Acredito na palavra de Deus e dou importância ao estudo cuidadoso e a aplicação precisa das Escrituras. Mas, encontro na palavra do apóstolo Paulo que diz: “a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Coríntios 3:6), o argumento para me abster no entendimento da palavra através da revelação pelo Espírito Santo. Neste trabalho, há a opinião de 2 teólogos renomados com seus estudos e tendências.
I – INTRODUÇÃO
Há um distanciamento temporal muito grande entre nós e os autores neotestamentários. Eles escreveram para ouvintes do primeiro século dessa era, portanto, toda a mensagem está inserida naquele contexto histórico. A ciência que cuida de reduzir esse distanciamento é a ciência bíblica. A tarefa da ciência bíblica, ao usar os instrumentos de crítica lingüística e histórica, é simplesmente deixar os próprios autores bíblicos nos dizerem suas palavras. Destarte, o cientista deve fazer emergir a intenção do autor dos escritos, deve tentar entender o seu sentido original.
Palavras-chaves: Descrição, estudos, concretização
II – DEFINIÇÃO: Há, infelizmente, determinadas teologias que em nada contribuem para o fortalecimento da fé cristã, não exercem motivação ou estímulo para o fiel viver e agir conforme a vontade de Deus. A teologia desenvolvida sem as aberrações dos que a desprezam, ou dos que a supervalorizam, é sempre fiel à natureza e finalidade do Evangelho, representando um grande e necessário valor para a vida dos filhos de Deus.
Conheceremos dois teólogos renomados. Vejamos:
a) TEÓLOGO EDUARD LOHSE Lohse, utilizando-se da sua experiência como