teologia do novo testamento
PROFESSOR: RODRIGO LINS DATA:13/10/2013
ALUNA: KEYLA DE SOUZA E SILVA BATISTA - SALA 353
Analise da Teologia do Novo Testamento a partir do capitulo seis do Livro de Mateus
Ricardo Barbosa de Sousa é pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto e coordenador do Centro Cristão de Estudos, em Brasília. É autor de livros como “Janelas para a Vida” e “O Caminho do Coração”.
Na perspectiva de Ricardo Barbosa de Sousa é um mal sinal ouvirmos tanta gente falando e lendo sobre Espiritualidade, pois é um tema ainda não resolvido, e quando falamos de espiritualidade não nos referimos apenas à obra do Espírito Santo, mas também aos movimentos do espírito humano na busca por identidade que proporciona sentido para vida, pois é uma jornada desde nossa interioridade, assim como o espaço para que o amor desabroche. Sousa afirma que é um momento impar da historia mundial, especialmente na cultura ocidental, da mesma forma como vários outros momentos revolucionários foram marcante na historia como: hippie, movimentos feministas, a queda do muro de Berlim, etc., assim também o espírito humano protesta contra a opressão que viveu. Os benefícios trazidos com a Reforma protestantes tiveram efeitos colaterais também na espiritualidade quando abriu espaço para uma fé racional. O conhecimento de Deus passou a ser um atributo exclusivo da razão, diferentes dos pais da igreja e dos pais do deserto que definiam conhecimento e relacionamento como inseparáveis. Não se pode ver separação entre conhecimento e relacionamento, para isso o autor cita Gregório, Agostinho, e outros no sentido de confirmar que que não há divórcio entre teologia e espiritualidade.
Ao desenvolver a sua temática, Souza afirma que tanto na sociedade como no meio evangélico surgem vários movimentos espirituais, o que traz nesse contexto grandes desafios, de preservar fundamentos e desafio espiritual, o desafio é a busca