Teologia biblica e filosofica
Cleber da Silva
Irzo Antonio Beckedorff
Ivanete Dias da Silva
Josias de Oliveira
Júlio César Camilo
Marcelo Flores Ballardin
Marcelo Murilo Borges
TEOLOGIA BIBLICA E FILOSÓFICA:
Um estudo comparativo
Trabalho da disciplina de Introdução à Teologia, Curso de Teologia da Escola de Educação Teológica de Blumenau - ETEBLU.
Prof. Luiz Peter Pereira
BLUMENAU
2010
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo comparativo entre Teologia Bíblica e Teologia Filosófica, tendo como base o texto extraído do livro de Atos, capítulo 17, do versículo 23 ao 30.
A teologia bíblica avalia a natureza histórica e literária dos textos bíblicos, com intenção de compreender os fatos narrados, estuda a história da igreja e o desenvolvimento da interpretação doutrinária na linha do tempo. A teologia filosófica busca encontrar o ponto em comum entre fé cristã e as demais atividades intelectuais.
A teologia bíblica, também conhecida como história da teologia ou história da doutrina, tem estreita conexão com duas áreas muito importantes: a história da Igreja e a teologia cristã.
TEOLOGIA BIBLICA
É necessário considerar como a teologia histórica se encaixa nas subdivisões dos estudos históricos do cristianismo. A história da Igreja é a disciplina que trata do passado cristão. É o estudo da caminhada e do desenvolvimento da Igreja através dos séculos, em diferentes áreas como missões e expansão geográfica; culto, liturgia e sacramentos; espiritualidade e vida cristã prática; organização, estrutura e forma de governo; pregação, arquitetura e arte sacra; relacionamento com a sociedade, a cultura e o Estado. Enfim, pode-se afirmar que a história da Igreja ou do cristianismo inclui tudo o que a Igreja faz no mundo, sendo essencialmente um estudo e uma narrativa de eventos, personagens e movimentos. Inclui o que hoje se denomina história institucional e história social MATOS, 2008.
TEOLOGIA FILOSÓFICA
Teologia