Teodolito
THAMIRES CRISTINA DE OLIVEIRA
ROGER ROCHA DE OLIVEIRA
RODRIGO LUIZ GONÇALVES
MARCOS ALEXANDRE CORDEIRO DE OLIVEIRA
PROJETO TEODOLITO
Trabalho acadêmico, com vista à avaliação, em disciplina de Física Iao Prof. Marcos Antonio Corrêa, 1º B Engenharia Civil, da Unisal – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, unidade de Lorena.
Unisal – Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Lorena, Maio de 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade abordar os aspectos físicos e matematicos do foguete de garrafa pet,constituindo um estudo bastante relevante.Fisicamente,este trabalho permite o estudo de um sistema de massa variável que está sob a ação da força de resistência do ar.Explora ainda vários conceitos físicos,por exemplo,trajetória,movimento, força, momento e energia.Realizou-se varios lançamentos para a coleta de dados.
CAPÍTULO 1 – Aspectos Teóricos
Origem dos foguetes,uma breve história
Quando os chineses criaram a pólvora, entre os séculos IX e X, não imaginavam que o invento seria a inspiração para os foguetes que levaram à exploração espacial quase mil anos depois. O explosivo era usado em cerimônias religiosas em que se atiravam tubos de bambu com pólvora ao fogo. Os chineses acreditavam que o barulho da explosão afugentaria espíritos malignos.
Observando o efeito da pólvora,decidiram realizar um experimento:instalar um pavio no tubo. Quando acessos, os bambus subiam como fogos de artifício. Logo perceberam que o aparato poderia funcionar como propulsor de outros objetos, ou seja, como foguetes. Os chineses tiraram proveito da descoberta para aperfeiçoar instrumentos de guerra. Registros indicam que, no século XIII, o exército chinês amarrava