Formaçao do preço de venda
O preço deve abranger um grande nível de ligação entre a estratégia de marketing, o mercado escolhido, o composto de marketing, os objetivos da empresa e com o posicionamento pretendido, assim, tornando mais claro os objetivos de preço, que basicamente são divididos em cinco objetivos gerais: manutenção; maximização dos lucros; maximização do faturamento; crescimento das vendas; maximização do mercado. (BERNARDI, 2004).
O método de formação do preço de venda que se baseia nos custos é o método mais comum nas empresas. Esse método pode ter por base os custos totais, onde a margem adicionada deverá suportar o lucro desejado, ou sobre os custos variáveis, onde a margem a ser adicionada precisa cobrir o lucro desejado mais os custos fixos. (SANTOS, 1995).
A formação dos preços deve levar em consideração vários fatores, tais como mercado, concorrência, demanda entre outros, porém, o custo é o mais importante dado a ser analisado, pois o preço não deve ser abaixo de seus custos, a não ser em uma situação de exceção.
O método de formação de preços baseado nos custos de transformação se caracteriza por apresentar em seu cálculo apenas os custos necessários para transformação dos produtos ou serviços, assim, se opondo ao método que tem por base os custos totais.
O método de formação de preços que se baseia nos custos variáveis, utiliza os custos e as despesas variáveis como base para adicionar a margem que deverá cobrir os custos e as despesas fixas, mais a margem de lucro desejado.
Assim, de certa forma os preços são sensíveis e limitados ao mercado em que a empresa atua. Essa limitação se da em contrapartida ao valor que os consumidores se dispõem a pagar pelos