Teodolito
O teodolito é um instrumento que faz medições de angulos em posições relativas. É utilizado em topografia, funciona com uma óptica montada num tripé, com indicadores de nível, permitindo uma total liberdade de rotação horizontal ou vertical; mede distâncias relativas entre pontos determinados, em escala métrica decimal.
Composição do teodolito O teodolito é composto por partes ópticas e mecânicas. No seu interior, possui prismas e lentes que ao desviar o raio de luz permite uma rápida e simples leitura dos limbos graduados em graus, minutos e segundos.
Levantamento topográfico
Para fazer o levantamento topográfico é preciso inicialmente marcar com estacas, piquetes, pinos de metal e etc, o local aonde será feito o levantamento, logo após se coloca o teodolito no tripe posicionado de forma mais horizontal possive e evitar o deslocamento para centralizar no ponto marcado. Ajustar a altura do aparelho através do ajuste do tripé e fixar o movimento geral através do parafuso, Nivelar a base do tripé e o teodolito.
Depois de instalado o observador faz leituras olhando através do telescópio ou ajustando a mira vertical para encontrar a extrema esquerda do objeto em estudo. O círculo horizontal é então rotacionado e travado no lugar. A direção específica do círculo deve ser gravada pelo observador. Após isso, o próximo objeto é estudado rotacionando o círculo no sentido anti-horário, o que é repetido até todos os objetos forem lidos.
Cuidados necessários
Tomar cuidado com a falta de horizontalidade da trena já que uma inclinação qualquer pode modificar a distância e também com o peso da trema que sempre deve estar esticada.
Prestar atenção em suas anotações, com a leitura, com o posicionamento do zero na trena além de outros detalhes que podem fazer muita diferença no seu levantamento.
Aprimoramento moderno
Comparado aos usos tradicionais de teodolitos, o método moderno para utilizar teodolitos utiliza leituras digitais ou