tenentismo
Surgiu com o descontentamento em certos setores do exercito e foi formado em 1922 por oficiais jovens. Esse movimento representou os jovens oficiais que queriam mudanças políticas e sociais e os oficiais mais graduados que sofreram uma censura devido suas desavenças com Epitácio Pessoa.
Até 1930 o movimento tinha as seguintes ideologias:
a) ideal de salvação nacional: os oficiais viam-se como defensores das instituições republicanas em nome de um povo ignorante e infeliz.
b) elitismo: apenas um grupo tomarias as decisões politicas e não o povo despreparado. Defendiam a “verdade eleitoral” porém achavam que as camadas populares votavam mal, sendo assim, “seria melhor substituir o voto universal pelo voto de uma elite eleitoral”.
c)reformas: centralização dos poderes do estado, moralização, nacionalismo econômico e um novo sistema de ensino.
Os participantes do Tenentismo vinham de famílias tradicionais de classe média. Entre os principais participantes do movimento podemos citar: Luís Carlos Prestes, Joaquim e Juarez Távora, Isidoro Dias Lopes, Eduardo Gomes, Siqueira Campos, João Cabanas e Miguel Costa.
O levante em São Paulo
Mesmo com a forte repressão do governo, os militares descontentes com a situação do país começaram a se articular e conspirar. Em Maio de 1923, a chapa apoiada por eles venceu as eleições para a direção do Clube Militar. Em fins de 1923, o movimento de fortificou visando o reinicio da luta. Além de quartéis de SP(capital, quintaúna, itu, Jundiaí, vale do paraiba e outros) fizeram articulações com os lideres da revolução libertadora do RS, Santa Catarina, Parabá, sul de MG etc.
O plano
A revolta foi panejada como uma Guerra de Movimento. Seu primeiro objetivo era a ocupação militar de Sp através de um ataque surpresa e a dominação importantes edifício e órgãos como os correios, sede do governo estadual e quartéis. Após a ocupação da capital paulista, dois contigentes de revolucionários partiram para o Porto de Santos e