Tendências e Métodos
Características: A Tendência Liberal Conservadora iniciou no ano de 1547 e existiu até por volta de 1984. Dentro desta Tendência existiram três tipos de Escolas: a Escola Tradicional, Escola Nova ou também conhecida como Renovada e Escola Tecnicista, dentro destas escolas existiam métodos Pedagógicos diferentes de ensino e esta educação era voltada para a elite, pois só estudava pessoas com um alto nível social, ou seja, que possuíam dinheiro.
Escola Tradicional/Método Tradicional
Destacando como ponto forte dentro da Escola Tradicional, observa-se que ela visava preparar o aluno para a vida, eram passados os conhecimentos e valores sociais pelos adultos.
Apresentando como pontos fracos destacaram que o Professor apresentava-se autoritário e proibia a comunicação. A aprendizagem era receptiva e mecânica, existia repetição de exercícios sistemáticos e a avaliação se realizava através de interrogação oral, exercícios de casa ou prova. Os conteúdos eram separados da realidade social. Escola Nova/Método Escolanovista ou Ativa Pedagogia existente dentro da Escola Nova, apresentamos os pontos fortes onde se dá mais valor aos processos mentais e cognitivos. É mais importante a aquisição do saber do que o saber propriamente dito. Deve-se aprender fazendo. É importante que adquiram a formação de atitudes e o aluno é colocado para enfrentar desafios.
Pontos Fracos apresentados foram que a avaliação é realizada através de observação e psicologismo. O Professor é facilitador e o conteúdo é dado somente a partir dos interesses do aluno. Escola Tecnicista/Método Tecnicista Destacando os pontos fortes presentes na Pedagogia referente ao método Tecnicista, identifica-se que se usa livros didáticos e manuais, onde forma o aluno para o mercado de trabalho. O Professor deve possuir um comportamento adequado para controle de ensino, visando a formação de mão de obra especializada. Devia ter conhecimento técnico,teórico