Tudo Para ter boa nota a TIC e Geografia
Um circuito eletrónico é um caso particular de um circuito elétrico.
Circuitos eletrónicos:
- Os componentes do circuito têm dimensões muito reduzidas (o que permite a miniaturização de circuitos, como acontece nos circuitos integrados dos computadores);
- No circuito eletrónico circula corrente contínua.
- A intensidade de corrente é baixa e a tensão aplicada é pequena em comparação com a das tomadas elétricas;
- O efeito Joule é pequeno, isto é, o aquecimento é diminuto, porque as correntes têm baixa intensidade.
Quais são os componentes de um circuito eletrónico?
E qual é a sua função?
Num circuito elétrico também são utilizados componentes que já referimos como pilhas, fios condutores, lâmpadas, voltímetros ou amperímetros. Mas há componentes específicos destes tipos de circuitos. Eles são variados e podem estar colocados em série ou em paralelo.
Componentes eletrónicos:
Representação de Circuitos Elétricos
No que diz respeito à representação esquemática de circuitos elétricos, é essencial que utilizemos sempre os mesmos símbolos, de forma a que sejam percebidos por todos. Na tabela abaixo é indicado o símbolo que corresponde a alguns dos mais importantes componentes elétricos.
Para que um sistema eletrónico realize uma determinada tarefa são necessários vários circuitos. Nesses circuitos podem existir componentes que transformam um sinal elétrico num sinal sonoro, luminoso ou outro e vice-versa. São chamados Transdutores que se dividem em dois tipos:
- De entrada: são sensíveis a variações de temperatura, som, etc, e originam os sinais elétricos (input) que serão processados no interior do circuito.
- De saída: transmitem os sinais processados ao exterior (output), convertendo-os em sinais luminosos, sonoros ou outros.
Esquema do que ocorre num circuito:
Transdutores de entrada (input) Processamento no circuito