Tendências nas organizações
As mudanças são necessárias e inevitáveis, ocorrendo em três níveis: tecnológico, pessoal e organizacional. No mundo corporativo a tecnologia traz temores, bem como oportunidades, o que significa que a morte industrial é cada vez mais um fato real no mundo dos negócios. Nos últimos anos, foi possível observar setores inteiros de determinados segmentos serem varridos do mercado pelo progresso tecnológico.
As pessoas precisam se adaptar às novas exigências. Antigamente era comum a permanência em um emprego por toda a vida. No entanto, na economia global, não existe mais um único caminho, exigindo uma adaptação na trajetória profissional, acarretando por parte das pessoas a busca constante pelo aprendizado e gerenciamento no estilo de vida.
A importância da liderança - A liderança é um papel-chave no novo cenário. Sem apego em ideologias, mas com preocupação central no processo de desenvolvimento e na busca por resultados práticos, é essencial disseminar o conhecimento certo objetivando construir uma base sólida, adquirido as qualificações, qualidades e técnicas necessárias para aplicar esse conhecimento em situações ambíguas.
A visão deve determinar a direção a ser seguida e a velocidade no atingimento do alvo, com adoção de postura flexível fazendo em todo percurso os ajustes adequados e necessários.
O líder deve ser capaz de inspirar seus colaboradores, despertando a curiosidade, a ousadia em assumir responsabilidades e riscos inerentes a sua área de atuação. Deve, ainda, procurar sensibilizá-los sobre as mudanças do poder advindas por parte dos clientes, que renascem como os agentes principais do mundo dos negócios, com poder de escolha e tomada de decisão como jamais visto anteriormente.
Despertar a ousadia significa sobrevivência no mundo corporativo: é impossível ficar na observação enquanto os fatos ocorrem, sob pena de acomodação ou desaparecimento.
A tecnologia ganha importância, mas não irá substituir a