Graduação
No esforço de resgate desses processos é importante buscar as determinações históricas que orientam o trabalho do assistente social nas organizações da classe trabalhadora no Brasil, em seguida, identificar e analisar as tendências no país hoje.
Dar conta desses eixos temáticos é o maior e mais importante desafio da reflexão a ser desenvolvida neste texto, pois se trata de um tema com pouca literatura produzida pelos estudiosos do Serviço Social. De outro lado, considerando a hipótese com a qual trabalhamos de que os impactos da reestruturação produtiva do capital e das relações de trabalho sobre as formas de organização e luta da classe trabalhadora incidem sobre essa tendência, é importante destacar a explosão das Organizações Não Governamentais (ONGs).
O texto foi desenvolvido por meio de dois eixos de reflexão: o primeiro é constituído por uma análise histórica do trabalho do assistente social nas organizações da classe trabalhadora como uma tendência da prática profissional. E o segundo eixo resgata a tendência atual do trabalho do assistente social nessas organizações, destacando as perspectivas teórico-políticas, as