Tendências educacionais renovada e renovada não diretiva.
Contexto Histórico
1921 Nasceu no dia 21 de setembro Paulo Reglus Neves Freire, no Recife, Pernambuco.
1929 Crise da bolsa, neste período, ele vivenciou a pobreza e a fome.
1932 Mudou-se para Jaboatão, onde terminou o curso primário.
1934 Com treze anos ele, foi surpreendido com a morte de seu pai.
1941 Regressou, com sua família para o Recife.
1943 Dedicou-se aos Estudos da Língua Portuguesa
1944 casou-se com Elza Maria Costa Oliveira, com quem teve cinco filhos.
1945 O fim da Ditadura Vargas
1947
1950 Com outros educadores fundou o instituto Capibaribe, instituição que primava pela conscientização democrática e onde ele fez suas primeiras experiências como alfabetizador.
1956 Foi nomeado membro do Conselho Consecutivo de Educação do Recife.
1958 Foi Relator da Comissão Regional de Pernambuco e autor do relatório intitulado: ”A Educação de Adultos e as Populações Marginais”.
1959 Prestou concurso para obtenção do título de Doutor em Filosofia e História da Educação, defendeu a tese: “Educação e atualidade brasileira”.
1961 Nomeado professor efetivo de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Recife.
1962 Foi conferido o certificado de Livre-Docente da cadeira de História e Filosofia da Educação da Escola de Belas-Artes.
1963 Teve participação efetiva no Movimento de Cultura Popular do Recife – MCP, no Serviço de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco – SEC e o da experiência de alfabetização de adultos em Angicos, no Rio Grande do Norte. Onde em 45 dias foram alfabetizados 300 trabalhadores rurais.
1964 As atividades realizadas em Angicos apresentaram repercussão no país inteiro e o então presidente João Goulart convida Freire para repensar a alfabetização de adultos em âmbito nacional de modo a ser coordenador do Plano Nacional de Alfabetização. O objetivo desse plano era o de implantar 20 mil círculos de cultura, distribuídos nas capitais dos estados,