Tendências do Modernismo
Disciplina: Literatura / Língua Portuguesa Professora: ...
Tendências do Modernismo
Aluna:
Terceiro Ano do Ensino Médio
Turma 301
Maio de 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falarei um pouco a respeito das cinco principais tendências que fizeram parte do período Modernista que são Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo. Indicando o surgimento e as principais características de cada um.
Futurismo
O movimento surgiu oficialmente em 1909 e tinha como característica a desvalorização da tradição e do moralismo e defendia o avanço industrial e tecnológico.
Na arte, seus quadros continham cores vivas e contrastes com sobreposições de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.
Na literatura, suas poesias utilizavam frases fragmentadas e espontâneas para passar a ideia de velocidade e onomatopeias, ou seja, palavras com sons que imitam ruídos e vozes.
O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas como Oswald de Andrade e Anita Malfatti – no Brasil.
Expressionismo
Surgiu no final do século XIX onde no movimento o artista recriava o mundo não somente absorvê-lo. Tinha como característica a objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão. Isso porque o mundo passava por um período de guerra onde muitas vezes os artistas reproduziam o estado psicológico ou faziam denuncias através de suas obras em meio a tantas tensões.
No Brasil os artistas expressionistas mais importantes foram: Candido Portinari, que retratou a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos; Anita Malfatti retratava em suas obras retratos nus, cenas populares cotidianas e paisagens e Lasar Segall considerado o primeiro