Tópico Frasal
1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
O editorial fala sobre a lentidão do Supremo Tribunal Federal para resolver as questões que lhe compete, fala também da forma complexa que os ministros transformam todo e qualquer assunto. O autor faz duras críticas a este sistema lento e arcaico, a começar pelo atual Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa.
Segue abaixo dois trechos que compravam essa afirmação:
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário (...)”
“(...) no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu.”
Ponto de vista do autor:
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta”
“A prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles (...)”
2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
3) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu. Sim, os dois trechos necessitam de conhecimento prévio.
O 1º trecho é preciso de conhecimento textual e de mundo. Se o leitor nunca leu ou escutou falar sobre o discurso de Abraham Lincoln de Gettsburg dificilmente saberá do