Topico Frasal
11) Gentileza gera gentileza. (na verdade, o ato concreto de ser gentil gerará uma disposição do outro para também ser gentil)
12) A juventude não pensa nos seus atos. (não é a juventude, mas os jovens que não pensam)
Tópico frasal é a ideia central do parágrafo exposta num período, também conhecido como período tópico ou frase síntese. O tópico frasal determina o prosseguimento do parágrafo gerando períodos secundários ou periféricos.
O tópico frasal é a “célula” da ideia de um parágrafo, é como se o escritor “puxasse assunto” através de uma afirmação ou questão exposta na primeira frase do parágrafo. Leia os conceitos de tipo de parágrafos:
Parágrafo – feitos para informações sintetizadas e público leitor de pouca formação cultural;
Parágrafo médio – destinando ao leitor de nível médio, construído com cerca de 100 ou 150 palavras;
Parágrafo longo – Presentes em obras científicas e acadêmicas, destinadas para explicações complexas e ideias intercaladas.
Num parágrafo, assim como em todo texto, a ideia pode ser enfatizada, mas não repetitiva, pode-se enumerar no caso de uma introdução, os assuntos que serão tratados no desenvolvimento. Numa redação em geral, é necessário ter a noção de que a conclusão, além de encerrar bem o texto inteiro, deve ter uma relação de concisão direta com o que foi escrito na introdução.
Expressão utilizada por Othon M. Garcia (GARCIA, 1988: 206) como tradução do inglês topic sentence, “tópico frasal” designa um ou dois períodos curtos iniciais que contêm a ideia-núcleo do parágrafo em texto dissertativo, descritivo ou narrativo. O tópico frasal é eficiente e prática maneira de estruturar o parágrafo, pois já de início expõe a ideia que se quer passar, a qual é comprovada e reforçada pelos períodos