Museu do café
Ribeirão preto
Artes
MUSEU DO CAFÉ
Museu do café
Construído no início da década de 50, o Museu do Café é conhecido por guardar a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a História do Café. Seu acervo é formado por grandes esculturas, carros de boi, troles, máquinas de beneficiar café, além de fotos do período áureo do café na região de Ribeirão Preto.
Histórico
Com o objetivo de contar a história do Ciclo do Café em Ribeirão Preto e no Brasil, Plínio Travassos dos Santos começou a recolher e colecionar objetos alusivos a cultura do "ouro verde". No princípio estas peças foram guardadas no Museu Histórico. Em 20 de janeiro de 1955, já com um número significativo de objetos, foi inaugurado o Museu do Café de Ribeirão Preto, instalado provisoriamente, em 3 salas e 3 corpos das varandas que circundam o edifício do Museu Histórico.
O prédio do Museu do Café Cel. Francisco Schmidt, construído próximo ao Museu Histórico, foi inaugurado oficialmente em 26 de janeiro de 1957. A construção do prédio foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e contou com a colaboração financeira do Instituto Brasileiro do Café – IBC e do Comendador Geremia Lunardelli (3.º Rei do Café).
Acervo
Peças alusivas a cultura do café, coletadas na Região e em outros Estados, principalmente Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Objetos de uso na zona rural: arados, máquinas de beneficiar café, veículos próprios de fazendas (trole, semi-trole, carroças), arreios, carro de boi (de 1867), um "coupê" (de procedência francesa que pertenceu ao Dr. Plínio de Castro Prado).
Coleção de moinhos para o processamento manual dos grãos de café, pilão, máquinas destinadas a descascar e ventilar o café, etc.
Duas grandes esculturas, uma em madeira e outro em gesso, representando os imigrantes italiano e alemães. Uma série de bustos em gesso de personalidades relacionadas com o café: Melo Palheta (Francisco de