Tendência Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Treinamento
Conceito
O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, da tarefa e do ambiente, e pode envolver desenvolvimento de habilidades e competências. Qualquer tarefa, seja complexa ou simples, envolve esses três aspectos. No sentido mais amplo, o conceito de treinamento está na tarefa gerencial em todos os níveis. Seja na demonstração de um procedimento novo, fase por fase, seja na explicação de uma operação tradicional, o supervisor ou gerente deve explanar, ensinar, acompanhar e comunicar.
Treinamento é investimento, não uma despesa.
Alguns autores vão além, como Hoyler, que considera o treinamento como um “investimento empresarial destinado a capacitar a equipe de trabalho a reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos e realizações propostos. Em outras palavras, e num sentido mais amplo, o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir o mais economicamente possível os objetivos da empresa.” Nesse sentido, o treinamento não é despesa, mas um investimento cujo retorno é altamente compensador para a organização.
Conteúdo do treinamento
O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento:
1. Transmissão de informação: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo. Normalmente, as informações são genéricas, de preferência sobre o trabalho (cargo).
2. Desenvolvimento de habilidades: as habilidades, destrezas e conhecimentos diretamente relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras.
3. Desenvolvimento ou modificação de atitudes: mudança de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os funcionários. Pode envolver aquisição de novos hábitos e atitudes, principalmente em relação a clientes ou usuários.
4. Desenvolvimento de conceitos: facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa,