Tendência teórica sócio – construtiva lev semenovich vigotsky
Lev Semiónovitc Vigotsky nasceu em 1896, a partir de 1924 teve início o seu trabalho sistemático em psicologia. Dez anos mais tarde, aos 38 anos, morria de tuberculose. Seu tema central era a relação entre pensamento e linguagem, tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. Suas preposições contemplam, assim, a dupla natureza do ser humano, membro de uma espécie biológica que só se desenvolve no interior de um grupo cultural.
Em uma das obras de Vigotsky, Pensamento e Linguagem, ele acredita que dominando a natureza dominamos a nós mesmos, pois é a interiorização do diálogo exterior que leva o poderoso instrumento de linguagem a exercer influência sobre o fluxo do pensamento. Ao abordar o desenvolvimento intelectual e lingüístico das crianças, Vigotsky desenvolve seu tema relacionado à interiorização do dialogo em fala interior e pensamento, opondo seu ponto de vista ao então adotado por Piaget, que considerava o desenvolvimento da fala como a supressão do egocentrismo, fornecendo, assim, tanto à psicologia quanto à lingüística, a mais profunda analise da fala interior.
Foi um dos primeiros defensores da associação da psicologia cognitiva experimental com a neurologia e a fisiologia, ao insistir que as funções psicológicas são produtos da atividade cerebral. O desenvolvimento mental da criança é um processo continuo de aquisição de controle ativo sobre funções inicialmente passivas, ou seja, o desenvolvimento intelectual e linguístico da criança está relacionado à interiorização do dialogo em fala interior e pensamento. Para Vigotsky a aprendizagem relaciona-se ao desenvolvimento desde o nascimento, sendo a principal causa para o desabrochar do desenvolvimento do