tendencias pedagogicas
Tendência Liberal Tradicional
O papel da preparação intelectual e moral dos alunos com a cultural; direção do saber é a mesma para todos.
Autoridade do professor; atitude receptiva dos alunos impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula.
O ensino consiste em repassar os conhecimentos; capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto; aprendizagem é receptiva e mecânica, recorre à coação; exercícios sistemáticos e recapitulação da matéria; avaliação se dá por verificações de curto prazo e de prazo mais longo.
Tendência Liberal Renovada Progressista
O papel da escola é de adequar as necessidades visuais ao meio social.
O ensino consiste na vivência frente a desafios cognitivos e situações problemáticas; processos mentais e habilidades cognitivas; “aprender a aprender”.
“Aprender fazendo” ; valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas; adequados à natureza do aluno e às etapas do seu desenvolvimento; importância do trabalho em grupo não apenas como técnica.
O papel do professor é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo e dar forma ao raciocínio do aluno; a disciplina surge de uma tomada de consciência dos limites da vida grupal; relacionamento positivo; vivência democrática.
A motivação depende da força de estimulação do problema; interesses do aluno; aprender se torna uma atividade de descoberta, autoaprendizagem; o ambiente é apenas o meio estimulador; avaliação fluida; reconhecimento do professor.
Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva
O papel da escola é o de formar atitudes. O professor é um facilitador. Convicção na capacidade de auto-desenvolvimento do estudante, técnicas de sensibilização. Atenção centrada no aluno. A avaliação escolar perde inteiramente o sentido, privilegiando-se a autoavaliação.
Tendência Liberal Tecnicista
O papel da escola é o de