Tendencias pedagogicas
DÉCADA DE 80: NOVAS TENDÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA
TENDÊNCIAS: referenciais teóricos diferentes, princípios elaborados e fundamentados, como também preocupações com as características do público a que se destinam, tendo cada uma seus idealizadores e adeptos.
SURGIMENTO- MOTIVOS PRINCIPAIS: número considerável de cursos de pós-graduação em nível nacional. aumento de publicações na área. à realização de congressos, simpósios e seminários.
Finalidade principal: superação de paradigmas.
Qual o paradigma vigente até então? superação de paradigmas e as propostas de mudanças refletem a necessidade de um processo, cujas funções e princípios são provavelmente novos.
tendências mais significativas e mais importantes dentro do universo acadêmico, em especial no estado de São Paulo: a Desenvolvimentista, tendo como seu principal representante o professor Go Tani; ; a Construtivista, cujo precursor é o professor João Batista Freire e a Crítico-Superadora, tendo o livro Metodologia do Ensino da Educação Física como obra marcante.
Pluralidade de opiniões é fundamental para a área.
psicomotricidade
Surge no final da década de 70: 1o. movimento articulado que surge em contraposição ao modelo esportivista.
Representante: francês Lê Boulch.
Para o autor: psicomotricidade base na escola primária.
Contribuição para a área: mostrou ao professor de Educação Física a importância do desenvolvimento e do aprimoramento das estruturas psicomotoras, e o conseqüentemente envolvimento do professor de Educação Física com as responsabilidades escolares.
Ed. Física aspectos cognitivos, afetivos e psicomotor formação integral do aluno.
Prof: extrapola os limites biológicos e de rendimento corporal passando a incluir e a valorizar o conhecimento de origem psicológica.
Aulas: consciência corporal, lateralidade, noção espaço-tempo, coordenação motora.
Não cita os conteúdos da área
DESENVOLVIMENTISTA