tendencias pedagogicas
TRADICIONAL
Papel da Escola: Consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, compromisso com acultura, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar juntoaos mais capazes.
Conteúdos de Ensino: Valores sociais acumulados pelos antepassados. As matérias preparam oaluno para a vida. Conteúdos separados das realidades sociais.
Método: Exposição verbal da matéria, preparação do aluno, apresentação, associação, exercícios erepetições.
Professor x Aluno: Predomina a autoridade do professor. O professor transmite o conteúdo naforma absorvida. Disciplina rígida.
Prática Escolar: Comum em nossas escolas. Orientação humanicética, clássica, científica, modelosde imitação.
RENOVADORA PROGRESSISTA
Papel da Escola: Adequar necessidades individuais ao meio, propiciar experiências, cujo centro é o aluno. Todo o processo é centrado na atividade da criança valorizando sempre o trabalho coletivo, da troca, da ação da criança sobre o conhecimento a ser construído, respeitando o ritmo individual de cada sujeito.
Conteúdos: Estabelecidos pela experiência, É dado muito mais valor aos processos mentais e habilidades cognitivas, do que aos conteúdos organizados racionalmente, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o conhecimento propriamente dito.
Método: Aprender experimentando, aprender a aprender. Defende uma escola que possibilite a aprendizagem pela descoberta, focada no interesse do aluno, garantindo momentos para a experimentação e a construção do conhecimento, que devem partir do interesse do aluno.
Relação professor x aluno: Clima democrático. O professor não ocupa um lugar privilegiado, essa tendência retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como fundamental, que deve ter sua curiosidade, criatividade, inventividade, estimulados pelo professor, que deve ter o papel de facilitador do