Tendencias do mercado de trabalho
Desde que o sistema capitalista cresceu sobre quase todo o mundo, várias mudanças ocorreram no decorrer dos séculos a partir da globalização.
O capitalismo, nas últimas décadas, concretizando uma tendência secular, passa a explorar direta e intensamente atividades e setores que, há pouco, podiam encontrar-se sob o controle do Estado ou de pequenos empreendimentos mercantis individuais e, ao mesmo tempo, encontra-se em um processo de alta concentração de capital e de poder com as mega corporações destacando-se na economia mundial. Estas mega corporações por sua vez, dependem de profissionais qualificados para atingirem seus objetivos, tornando o mercado muito competitivo e estando aptas as novas tendências.
O mercado de trabalho é constituído por relações complexas entre pessoas ofertando sua capacidade de trabalho e empresa ofertando oportunidades de trabalho. Em uma relação dinâmica é influenciada por variações no contexto, tais como: mudanças tecnológicas; globalização; novas arquiteturas organizacionais e de negócios; transformações, sociais, sociais, culturais e demográficas, etc.
As oportunidades e ameaças para as pessoas e para a empresa existente no mercado de trabalho influenciam decisões sobre carreira, investimentos em desenvolvimento, movimentação etc., no caso das empresas. Compreendermos corretamente o que é o mercado de trabalho é fundamental para nos posicionarmos frente ao mesmo, tanto como profissionais inseridos nesse mercado, quanto como dirigentes empresariais.
Carreiras Promissoras:
O mercado de trabalho está ficando cada vez mais exigente, sendo assim as pessoas estão buscando especializações em carreiras cujas mesmas possam lhe ser promissoras, além de render satisfação profissional, trazer benefícios à vida pessoal também.
Uma das áreas que mais cresce, é a de Engenharia. Além de salários altos e cargos importantes, essa área vem desenvolvendo-se muito nos últimos anos, e promete ser uma das lideres em contratações.