Tendecia de Mercado
Fizemos uma visita a uma propriedade, chamada CHIMBÓ situada nas proximidades de Guariroba/SP, essa propriedade rural trabalha diretamente com produção de queijo e vendas de leite, criação e desenvolvimento do gado da raça holandesa e girolando.
A procura elevada do leite provoca, em muitos países, um aumento dos preços de leite líquido e de outros laticínios. Deste modo, dá aos produtores a oportunidade de obterem mais benefícios que com o início ou intensificação da produção do leite. A produção leiteira pode ser atrativa do ponto de vista econômico, mas a criação de vacas leiteiras é intensiva do ponto de vista da mão-de-obra, durante os 365 dias do ano.
A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteínas, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal. Fatores ligados a cada animal, como o período de lactação, escore corporal ou situações de estresse também são importantes quanto a qualidade composicional.
As exigências de qualidade higiene para o leite cru e derivados são definidas com base em produtos postulados estabelecidos para a proteção de saúde humana e preservação das propriedades nutritivas desses alimentos. Do ponto de vista do controle de qualidade o leite e os derivados lácteos estão entre os alimentos mais testados e avaliados, principalmente devido à importância que representam na alimentação humana e à sua natureza perecível.
Normalmente esses animais são reproduzidos através de técnicas e manejos utilizados na propriedade. Sendo animais muito dependentes de manejos e locais apropriados para seu desenvolvimento e crescimento, esses são fatores que determinam o sucesso e qualidade para o resultado final em sua produção.
2. Revisão de Literatura
2.1 A Produção Leiteira e o Mercado de Produtos Lácteos