Tempos Verbais Nos Textos Cient Ficos Obedecem A Uma L Gica Temporal
O Projeto de pesquisa o autor está descrevendo um planejamento de trabalho que pretender realizar e, portanto, sua escrita é feita com verbos no futuro.
No texto científico (artigo científico, monografia, dissertação ou tese) descreve uma pesquisa já realizada, os verbos costumam ser apresentados no passado, embora há situações onde emprega-se o tempo presente e o tempo futuro. Como ao referir-se ao próprio texto utiliza-se o presente, e ao apresentar sugestões emprega-se o futuro.
As seções de um texto nem sempre apresentam o mesmo tempo verbal em todo seu conteúdo. E dentro de uma mesma seção é possível ter mais de um tempo verbal. Introdução A introdução de trabalhos científicos pode apresentar vários tempos verbais. Por exemplo: O tema abordado no trabalho ou sua justificativa podem ser conjugados no presente. “... a Região Metropolitana de São Paulo está cercada de problemas ambientais, sendo um deles ...” Resultados de estudos já realizados podem ser conjugados no passado. “... outro estudo mais sistemático e seletivo da deposição úmida empregou coletor automático de água de chuva ...” Resultados Resultados descrevem fatos observados ou dados obtidos em um trabalho realizado e, portanto, os verbos são conjugados no passado. “Da casca foram isolados...” “O composto 1 apresentou...” Em citações no texto de gráficos ou tabelas costumam apresentar-se com verbos no presente. “As Figuras A e B ilustram ...” Citação A citação de trabalhos já publicados deve ser realizada com verbos no passado. “Agarwal e Das igualmente encontraram...” “Já Dourado concluiu que o motor...” Conclusões As conclusões, via de regra, também apresentam verbos no passado, quando o autor faz menção aos resultados obtidos no trabalho. “...a superfície do titânio foi atingida...” “...foram até 60 vezes maiores do que...” A presença de verbos conjugados no presente é observada