Apresenta O2
Este ensaio é utilizado para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais descontinuidades em materiais ferromagnéticos fundidos, forjados, soldados, laminados, extrudados, trefilados, usinados e etc.. Aplicado durante a fabricação, após a fabricação e na manutenção para a detecção de descontinuidades em serviço.
Siglas que identificam o ensaio por partículas magnéticas
PM- Ensaio por partículas magnéticas MPI - Magnetic Particles Inspection
MPT/MT - Magnetic Particle Testing
ensaios por partículas magnéticas: É criado na peça um campo magnético com o auxilio da corrente elétrica e conforme houver defeitos na peça no campo irá haver também descontinuidades (ou melhor dizendo: desvios nesse campo). Então é só aplicar uma camada de um material magnético bem fina para que ela se oriente com o campo, mostrando claramente os defeitos na peça. A camada magnética poderá ser reutilizada.
NBR
Título
Publicação
7881
Ensaios não destrutivos – Partículas Magnéticas –
Terminologia
31/12/2004
Esta Norma define os termos utilizados no método de ensaio não destrutivo por partículas magnéticas
8990
Materiais ferromagnéticos - Detecção de descontinuidades por partículas magnéticas -Processo por via seca
30/08/1985
Prescreve método para detectar, por meio de partículas magnéticas, descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. 9529
Materiais ferromagnéticos - Detecção de
31/12/2004
descontinuidades por partículas magnéticas -Processo por via úmida
Prescreve método para detectar, por meio de partículas magnéticas, descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos.
15632
Ensaios não destrutivos - Partículas magnéticas Avaliação da aparelhagem para inspeção subaquática
Descreve os procedimentos para avaliação da aparelhagem utilizada durante a inspeção subaquática com partículas magnéticas. 13/10/2008
TÉCNICAS DE ENSAIO
TÉCNICA YOKE