Tempos modernos
Marcado por transformações políticas, sociais e econômicas, que ocorreram desde o século XV até o século XX, tendo como palco de acontecimentos a Europa, esse período denominou-se como “Tempos Modernos”.
Inicializado com a revolução científica, essa era teve como principais nomes da ciência Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Leonardo da Vinci, três estudiosos que fizeram descobertas que se opuseram as crenças, tal como a Teoria Geocêntrica, tidas pela população na Idade Média.
Nicolau Copérnico, nascido na Polônia em 1473 foi um astrônomo e matemático que propôs a “Teoria Heliocêntrica”, que é caracterizada pelo Sol no centro do universo e os corpos celestes, inclusive a Terra, gravitarem ao seu redor. Essa teoria contradiz outra denominada geocêntrica, criada tempos antes por Ptolomeu e Aristóteles, aceita e incorporada pela Igreja Católica, a qual defendia que a Terra era o centro do universo.
Anos após a morte de Copérnico, nasce Galileu Galilei, físico e matemático, que comprova a teoria heliocêntrica com base em observações feitas através do telescópio. Seu livro que continha tais descobertas, foi colocado no “índice de obras proibidas” da Igreja Católica, por refutar a teoria que a Igreja considerava ideal.
Leonardo da Vinci, com o objetivo de compreender o corpo humano, a partir de proporções matemáticas, cria no ano de 1490, a famosa obra “O homem vitruviano”, baseado em Vitruvio, que foi o primeiro homem a esboçar o corpo humano.
Neste mesmo período iniciou-se as grandes navegações marítimas europeias, principalmente por Portugal e Espanha, que se lançaram além das suas fronteiras geográficas com o objetivo de buscar novas terras e fontes de matérias-primas para extração, que ficou conhecido como “A Era do Descobrimento”, que se estendeu desde 1500 até 1530, “descobrindo” terras como a América.
No século XVIII, a Inglaterra torna-se palco para a primeira Revolução Industrial, que foi marcada pelo uso das máquinas à vapor nas