Tempos modernos
Seis:sociedade educacional interagindo coM O saber.série:6ºano“u’’. Prof:Cecília.turno:matutino.
Paroxítonas – São aquelas em que a sílaba tônica se evidencia na penúltima sílaba.
Ex.: útil – tórax – táxi – leque – retrato – passível
Proparoxítonas - São aquelas em que a sílaba tônica se evidencia na antepenúltima sílaba.
Ex.: lâmpada – câmara – tímpano – médico – ônibus
PAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a segunda de trás para frente. Ex: IN-CON-SIS-TEN-TE - a sílaba mais forte é "TEN", ou seja, a segunda de trás para frente.
PROPAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a terceira (de trás para frente). Ex: PA-RA-LE-LE-PÍ-PE-DO; a sílaba pronunciada com mais força e "PÍ", isto é, a terceira de trás para frente.
Paroxítonas
Regra geral: O inverso das oxítonas, ou seja, todas as paroxítonas são acentuadas a exceção das terminadas em /a/, /e/, /o/, /em/, /ens/, seguidas ou não de ‘s’.
Método da Comparação/Inversão:
Ex: parabéns (sim) / polens (não); jovens (não) /ens/ também (sim) / margem (não); /em/ cajá (sim) / aja (não); /a/ até (sim) / forte (não); /e/ forró (sim) / forro (não); /o/
Todo o resto é acentuado:
Palavra paroxítona é aquela que tem o acento tónico na penúltima sílaba. Exemplos: bola, rapazola, nível, etc.
Palavra proparoxítona é aquela que tem o acento tónico na antepenúltima sílaba. Exemplos: cópia, concórdia, dinâmica, etc.
Oxítona, paroxítona e proparoxítona provêm do vocábulo grego ‘oxytónos’, que significava: de som agudo, gritante, estridente. prótons, vírus, látex, bênção, tênis, hífen, táxi, fácil, ímã, caráter;