Recrutamento pessoal
Para a montagem de uma equipe ou um quadro funcional em uma empresa é necessário um processo de recrutamento. Ao iniciar este procedimento, e necessário que o gerente faça um levantamento para verificar se há necessidade de um preenchimento de vaga ou a criação de um novo cargo, cabe ao responsável avaliar o candidato que estiver dentro dos parâmetros exigidos do cargo em termos de responsabilidade e obrigações. Existe um grande movimento de pessoas que entram e saem entre empresas e também internamente. O papel do Departamento de Pessoal e controlar este movimento que por sua vez e muito grande, que muita das vezes acaba prejudicando a empresa. Toda empresa tem a necessidade de um setor de pessoal bem estruturado para exercer suas funções da melhor maneira possível, fazer a escolha das melhores e mais capacitados profissionais.
Existem tres tipos de recrutamento o interno, externo e o paralelo.
O recrutamento externo contrata pessoas capacitadas que não são do quadro de funcionários da empresa com o intuito de preencher um cargo que exige certo grau de conhecimento. Temos que ressaltar que o recrutamento externo pode desmotivar os empregados atuais mas, muitas das vezes a empresa recorre a um recrutamento externo pois dentro da mesma não existem pessoas aptas para exercer esta determinada função.
Já o recrutamento interno investe nos funcionários da própria empresa com o foco no crescimento deste, sujeitando a promoções, transferência de setor gerando a motivação do empregado. Do mesmo jeito que a empresa investe em promoções para seus funcionários, ela também investe em treinamentos, cursos de escolaridade e outros fazendo com que o funcionário se aperfeiçoe, ganhe mas conhecimento e assim seu trabalho acaba saindo e rendendo melhor. Outro fator importante de fazer esses treinamentos e investimentos no funcionário interno é a economia para a empresa pois com o recrutamento externo geral um grande gasto para empresa.
Na busca de