Resenha do texto de darlene
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA AGRÁRIA
FRANCISCO AMARO GOMES DE ALENCAR
LARISSA CARLOS DA COSTA
RESENHA
FERREIRA, Darlene Aparecida de Oliveira. Geografia Agrária no Brasil: conceitos e tempos, p. 23-63. In:____. Mundo rural e geografia. Geografia agrária do Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
De acordo com as relações do homem e da natureza, estando estes em constante transformação, traz a tona novas discussões em diferentes áreas. Muitas vezes a Geografia, com suas especializações, esteve mais próxima da realidade de outras ciências.
O interesse pelo estudo do meio rural se desenvolve no fim do séc. XIX e início do séc. XX. Percebendo que a atividade agrícola é a mais antiga da sociedade, e a Geografia surge em um contexto agrícola e no período de iniciação do estudo agrário já que a fonte econômica era predominantemente rural.
Até 1930 a literatura de interesse dos geógrafos se subdividia em quatro fases. A primeira fase, metade do séc. XIX, é representada por trabalhos não científicos. A segunda fase, segunda metade do séc. XIX, tem-se a partir de viajantes interessados em colher material para conhecer as diferentes áreas do país. A terceira fase, período Imperial e a Primeira República, diferentes cientistas vieram para o Brasil a fim de fazer pesquisas e trabalhos de campo. A quarta fase era composta por trabalhos literários que se preocupavam com o estudo da conquista e ocupação do território, tendo um importante valor científico.
A Geografia Agrária fazia à princípio parte da Geografia Econômica, já que a principal fonte de renda do país era proveniente da agricultura. Pouco de falava das questões sociais existentes. De 1934 à 1960 vivenciamos o período conhecido como Geografia Agrária Clássica, onde sofria bastante influência francesa e alemã.
Na década de 1950, quando a agricultura perde sua hegemonia para o desenvolvimento do sistema urbano industrial, a agricultura