Tempos Modernos
No filme “Tempos Modernos” não nos mostra o que está sendo produzido, sabemos apenas que é uma fábrica de componentes elétricos. Chaplin aparece apertando porcas que vinham em uma esteira. O trabalhador perde a noção total do produto dada à divisão de tarefas.
Como era a divisão do trabalho naquela firma – segmentação, integração entre os setores, etc.?
Baseado no que pode ser observado pelos componentes do grupo após a visualização das cenas do filme “Tempos Modernos”, conclui-se que a divisão do trabalho naquela firma se dava de forma segmentada.
A segmentação da produção é realizada nas indústrias em que os processos de produção podem ser discriminados em operações independente e tecnologicamente separadas, fornecendo insumos intermediários destinados a um produto final.
Um segmento (elo) da cadeia produtiva é, assim, definido como o processo de produção que produz um bem acabado utilizado como insumo para o segmento seguinte.
Os trabalhadores demonstravam conhecer todo o processo de produção?
Não, cada trabalhador tinha seu setor específico para a execução de tarefas. O trabalhador era alienado, ele não sabia como se passava o resto da produção. Sabia apenas executar sua tarefa, de modo repetitivo e assim se especializando no que fazia.
Era possível perceber algum tipo de especialização do trabalho, ou seja, notar se alguém sabia um pouco mais por executar continuamente a mesma tarefa?
Não, o trabalho repetitivo fazia com que a limitação do funcionário impedisse o seu desenvolvimento dentro da fabrica. Em uma cena que mostra essa realidade é quando o trabalhador perde a noção total de produto dada à divisão de tarefas. Desse modo, o trabalho ganha caráter abstrato.
A julgar pela estória apresentada um trabalhador parecia saber desempenhar a função dos outros trabalhadores? Ao assistirmos o filme “Tempos Modernos” é