Tempos Modernos
Resumo : Tempos Modernos
A-)
O filme nos apresenta a possibilidade de refletir sobre situações relativas ao trabalho no mundo industrial e as relações entre patrões e empregados, é uma crítica referente à sociedade de uma maneira geral, baseada então em um mecanicismo. Ele refere-se a uma crítica ao modernismo e capitalismo representado através da industrialização, onde o operário passa a ter uma rotina incansável na linha de montagem de uma indústria deixando claro o excesso de trabalho ao qual após sua jornada de trabalho se comportava como se ainda estivesse exercendo.
Charles Chaplin consegue transmitir uma idéia de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje.
Devido ao excesso de trabalho o personagem adoece e é internado em um sanatório, ao retornar ele se depara com a crise na qual toda a parte empregativa estava falindo e o País passava por uma grande miséria e ele se vê obrigado a ir em busca de um novo emprego para que pudesse sobreviver a toda aquela crise.
B-)
O filme foi retratado no século XIX em plena revolução industrial , período de transição econômica e o trabalho artesanal deu lugar aos manufaturados.
Relata dentro da crise de 1929 que fala da industrialização e a economia dos Estados Unidos ,sendo ao mesmo tempo uma crise de proporções mundiais que coloca em pauta o capitalismo, lideralismo e a democracia fazendo uma crítica a sociedade capitalista dos anos 30 do século XX , a industrialização e mecanização da mão de obra, que causava (e ainda causa) desemprego.
Relata o impacto da industrialização dentro desta sociedade havendo greves, miséria e a questão social.
C-)
A cena nos mostra o homem escravo do relógio, com seus horários todos pré-estabelecidos, mostra à hora da entrada dos operários na fábrica, homens apressados, dirigindo-se a seus empregos tendo que cumprir suas tarefas feitas por pastores (chefes).
A imagem de ovelhas