tempos modernos
OBJETIVOS
Discutir o mecanismo de uma reação de substituição nucleofílica alifática
Conhecer as condições experimentais para uma reação de halogenação
INTRODUÇÃO
Compostos orgânicos reagem com halogênios para produzir haletos de alquila ou arila. Os métodos utilizados na halogenação variam, entretanto, com a natureza do substrato e do halogênio. Reação de fluoração
Compostos fluorados não são preparados por reação direta de flúor com o anel aromático, devido alta reatividade do flúor, que dificulta o controle da reação. Já os fluoretos de alquila podem ser obtidos a partir dos brometos pela reação de fluoreto de potássio ou de prata em presença de etilenoglicol. Com fluoreto de sódio os rendimentos são baixos.
Reações de cloração e bromação
Cloro e bromo são os halogênios mais usados na halogenação direta do anel aromático. A reação é normalmente catalisada por ácidos de Lewis, que aumentam a capacidade eletrofÍlica do halogênio. No caso de substratos reativos, a reação pode ocorrer na ausência de catalisadores. A reação é normalmente feita usando o halogênio dissolvido em ácido acético ou tetracloreto de carbono.
Para haletos de alquila, um dos métodos utilizados é a reação de álcoois com hidrácidos, empregando-se os ácidos concentrados (clorídrico 36% ou bromídrico 48%). Para facilitar a reação, costuma-se empregar um agente desidratante.
Reação de iodação
Compostos iodados não são normalmente sintetizados diretamente devido à reversibilidade da reação. A reação pode, entretanto, dar bons rendimentos se o ácido iodídrico formado for neutralizado por bases ou sofrer oxidação em conseqüência de impedimento espacial.
PARTE EXPERIMENTAL – Preparação do brometo de n-butila (d:1,28)
Em balão de 250 mL, colocar 35 mL de HBr a 48% (d:1,49) e 8,2 mL de H2SO4 concentrado
(d:1,84), gota a gota, com agitação e resfriamento. Em seguida, adicionar 22 mL de álcool