Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA
Recife, 24 de setembro de 2012.
Adna Larissa de O. L. Rocha.
Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Trabalho elaborado pela aluna Adna Larissa de O. L. Rocha. Orientada pela professora Patrícia Oliveira, na disciplina de Psicologia da Saúde Mental e Pública, para obtenção parcial de nota.
Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA
Recife, 24 de setembro de 2012.
O livro começa com Ronald Laing, já anunciando que existe um debate científico no campo da saúde mental que irá circular em torno das concepções de ciência e os seus métodos para lidar/pesquisar aspectos diversos da vida humana, em particular, os estados de intenso sofrimento psíquico ou, o que chamamos de psicose. A Psiquiatria Preventiva americana é analisada na publicação no que diz respeito ao contexto de seu aparecimento e qual o efeito que isto gerou na comunidade americana e no campo da saúde mental. Apesar disso, é preciso, como revela o texto, termos cuidado com determinadas estratégias formuladas por essa linha de pensamento como a de “buscar suspeitos”, ou a ideia de “desvio”. Conhecer esses campos da saúde mental é se introduzir nos principais aspectos das suas discussões e o livro abre caminho para problematizações que se fazem necessárias. Até porque, saúde mental é um campo de fronteiras com muitas possibilidades de leitura, análise e estratégias usadas nos tratamentos.
O autor fala de Comunidades Terapêuticas, Psicoterapia Institucional, Psiquiatria Preventiva, Psiquiatria de Setor, Antipsiquiatria e a Psiquiatria Democrática Italiana. Cada campo desses traz uma potência para as discussões na saúde mental, fazendo parte de nossos estudos, leituras, discordâncias, reflexões na área da saúde mental e assistência psicossocial.
Se pegarmos a