Tempos Modernos e o trabalho na sociedade
O filme conta a história de um homem que trabalhava em uma fábrica exercendo um trabalho cansativo e repetitivo que o levou a ter um colapso nervoso, resultando em sua demissão. À procura de um novo emprego ele acaba sendo confundido com um líder comunista e é preso. Simultaneamente uma jovem rouba comida para dar a suas irmãs mais novas, pois elas eram órfãs de mãe e o pai estava desempregado.
Na prisão ele impede a fuga de diversos detentos, sobre o efeito de drogas, e então é libertado. Porém percebe que é melhor ficar na prisão. Com a ajuda de uma carta de recomendação ele consegue um emprego e logo é demitido. Aquela mesma jovem tem o pai morto durante um conflito e suas irmãs são levadas por agentes do governo, mas ela consegue fugir. Ao ver a jovem sendo perseguida pela policia por roubar um pão, ele se declara culpado no lugar dela, mas logo percebem a farsa. Ela é presa, e logo depois ele também é preso por não pagar a conta em um restaurante.
A caminho da cadeia ambos conseguem fugir. A amizade deles se firma e ele consegue um emprego com o objetivo de comprar uma casa para eles morarem, porém ele acaba se envolvendo em problemas e é preso novamente. Ao sair da cadeia a jovem o mostra a casa que encontrou e ele consegue um novo emprego, desta vez como assistente de mecânico. No mesmo dia em que consegue o emprego, os trabalhadores entram em greve e ele é preso mais uma vez por jogar uma pedra, acidentalmente, em um policial.
Enquanto ele esta na cadeia a jovem consegue um emprego como dançarina em um restaurante, e assim que ele é libertado também consegue um emprego para ele como garçom e cantor. Tudo parecia estar bem, mas os agentes do governo encontram a jovem para leva-la a um abrigo. Eles conseguem fugir e partem em busca da felicidade.
Tempos Modernos é baseado no desenvolvimento industrial da época, onde as pessoas eram submetidas a trabalharem na indústria por não terem outras alternativas como