HARA
VANESSA DUARTE HARA
No ano de 1936 Charlin Charplin dirigiu e atuou na obra Tempos Modernos, filme marco da sétima arte.
Um filme que se passa na era industrial e relata com clareza a teoria clássica e cientifia, Onde é visível o conceito de Taylor onde o homem era visto apenas como uma maquina e a produção e realização de tarefas era o fator principal para o desenvolvimento financeiro da empresa. Já Fayol acreditava na divisão de tarefas e na gestão, onde uma hierarquia e um grupo de gestão era a cabeça de uma empresa, fazendo os lucros aumentarem e a organização progredir em produção e capacitação.
O filme relata a necessidade e a carência de trabalhos para a população daquela época, onde as crises industriais eram frequentes e o trabalho era escasso. Os empresários por sua vez, buscavam a maior produção, sugando de seus empregados o maior desempenho do trabalho. Os trabalhadores tinham seus movimentos observados e calculados para evitarem a perda de tempo aumentando assim a produção.
A empresa buscava uma produção em massa e para isso os funcionários desempenhavam trabalhos sem perca de tempo, cada funcionário dependia do trabalho de outro onde ambos não podiam relaxar na produção, sendo o empregado obrigado a realizar movimentos repetitivos o dia todo. O filme relata essa realidade mostrando Charplin continuar repetindo os movimentos até mesmo fora do trabalho.
No filme o ‘’vagabundo’’ tentava sobreviver em uma era de capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, fordismos e imperialismo.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ATENEU
CURSO PROCESSOS GERENCIAIS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: FABRICIA ALVES
ALUNO: ANA VANESSA DA SILVA DUARTE
TEMPOS MODERNOS
TEMPOS MODENOS
AUTOR: Charles Spencer Chaplin ator, diretor, produtor, humoristaa, empresário, escritor, comedinte, dançarino, roteirista e músico nascido em Londres no dia 16 de abril de 1889 a 25 de