Tempo e Historia
Alex Evandro Teixeira
Angelita Fulle
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED 0776) – Prática do Módulo I
28/04/2013
RESUMO
História é a ciência dos acontecimentos humanos ao longo do tempo. Estuda o passado dos homens e das nações, seu modo de vida, seus conhecimentos, fatos ocorridos e suas reações através do tempo. A História explica o passado com o objetivo de explicar o presente. O Tempo para a História seria o meio semelhante ao espaço em que se desenvolvem os acontecimentos. Para a Física, o tempo seria a medida de duração dos fenômenos, permitindo assim assinalar a sucessão dos eventos. O tempo é uma mudança contínua pela qual o presente se converte no passado. O método para conclusão deste Paper baseou-se de pesquisas em livros e consultas à Internet, em concordância com os autores dos meios consultados.
Palavras-chave: História, Passado, Presente.
1 INTRODUÇÃO
As vivências humanas expressam o contexto histórico de cada época. O estudo do passado e a compreensão do presente não se relacionam de forma determinista; as “soluções de ontem” não servem para os problemas de hoje. Se um processo de recriação que considere mudanças e permanências históricas, as experiências do passado não podem ser aplicadas no presente. Como entender as relações entre o passado e o presente?
1.1 Desenvolvimento
A compreensão das relações entre passado e presente é uma das mais intrigantes relações da história. A escrita da história não pode ser isolada de sua época, o historiador vive o seu tempo; por isso a história que ele escreve está ligada à história que ele vive. Problemas e alegrias, lutas e sonhos surgem na reconstrução da vida humana que ele elabora. Reconstrução essa que depende de uma série de concepções, escolhas e “recortes” feitos pelo historiador: desde a definição do objeto do trabalho (tema, método e projeto da pesquisa) até a seleção que interessam a pesquisa.
As conclusões dos