O Tempo e a História
COMO O TEMPO É CONTADO
Calendários são sistemas de contagem que utilizam unidades temporais como dia, mês e ano. Na atualidade existem aproximadamente 40 Calendários em uso no mundo, que podem ser classificados em três tipos.
Solares: Baseados no movimento da Terra em torno do Sol; os meses não têm conexão com o movimento da Lua. (exemplo: Calendário Cristão).
Lunares: Baseados no movimento da Lua; o ano não tem conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. (exemplo: Calendário Islâmico). Note que os meses de um Calendário Lunar, como o Islâmico, sistematicamente vão se afastando dos meses de um Calendário Solar, como o nosso.
Lunisolares: Os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol e os meses com o movimento da Lua em torno da Terra. (exemplo: Calendário Hebreu). O Calendário Hebreu possui uma sequencia de meses baseada nas fases da Lua, mas de tempos em tempos um mês inteiro é intercalado para o Calendário se manter em fase com o ano tropical.
TIPOS DE CALENDÁRIOS
Calendário Cristão: utilizado pela maioria dos países ocidentais. Marca os anos a partir do nascimento de Cristo. Foi adotado em 1582, através do papa Gregório XIII.
Calendário Muçulmano: utilizado em países de religião mulçumana. Marca os anos a partir da fuga de Maomé para Meca, em 622.
Calendário Hebraico: utilizado em países de religião judaica. Marca os anos a partir de uma referência bíblica do que seria a criação do mundo, situada no ano 3760 a.C.
Calendário Chinês:
O calendário chinês é uma combinação dos calendários solares e lunares, e cada ano segue a ordem do horóscopo chinês em um ciclo de doze anos.
Apesar de lendas afirmarem que o calendário teria sido inventado pelo Imperador Shi em 2637 a.C., evidências demonstram que os calendários foram usados mais tarde na China, durante a Dinastia Shang. Eles consistiam em um