Tempo de reação
Mogi Guaçu
2014
Resumo
O presente relatório tem por objetivo dar um enfoque a respeito da aplicação do tempo de reação dos alunos, em geral, principalmente no que diz respeito à aplicação humana de responder a certos estímulos. Assim, entre o instante real em que o aluno pisca e o instante em que o aluno aperta o botão para marcar a os milésimos de segundos para registrar aquele instante, um bom intervalo de tempo já se passou.
Palavras chave: aplicação, tempo de reação, estímulos, instante e tempo.
Introdução
Tempo de reação: O tempo de reação ou reflexo de um indivíduo tem início com uma mensagem enviada ao cérebro e termina quando o corpo executa uma resposta ou reação física.
Objetivo
Desenvolver a capacidade de observação
Desenvolvimento da habilidade motora
Reconhecer a importância do tempo de reação (reflexo)
Obtenção do tempo de reação
Material
Uma sala com 12 alunos, um computador com um mouse para cada aluno com um programa chamado Excel para calcular a media, utilizou-se dois testes.
Teste A: semáforo
Teste B: bolinha amarela
Métodos
O experimentador escolheu uma sala com 12 alunos para fazer um experimento de “tempo de reação”.
Dividiu os alunos, um para cada computador e aleatoriamente dividiu os testes, para os alunos entre, AB, BA, AB... Que cada aluno iria fazer os testes nessa sequência.
Cada aluno fez o teste, na sequencia em que o experimentador passou.
O teste A: Semáforo, o semáforo estava vermelho, usando o mouse e com o botão esquerdo, assim que o semáforo ficasse verde o aluno teria que clicar no botão ao lado o mais rápido possível e anotar seu tempo de reação,
Teste B: Bolinha Amarela havia uma bolinha vermelha no centro da tela e quando ela ficasse amarela o aluno teria que clicar na bolinha com o mouse usando o botão esquerdo, e clicar o mais rápido possível, e anotar seu tempo de reação. Depois de feito os testes o experimentador pegou o AVG