Templos funerários
Os templos funerários surgem no Império Novo, estes templos tinham como função preparar o corpo do faraó para leva-lo para a câmara onde descansaria o seu corpo e onde poderia fazer a transição para o outro mundo como acreditavam os egípcios. No após morte os templos serviam para se fazer o culto ao faraó, que era visto como um Deus. Templo de Seti I
O templo de Seti I, situa-se em Abidos e é o mais bem decorado de todos os templos funerários hoje conhecidos.
O templo apresenta uma planta em forma de “L”, e é composto por 7 capelas, que eram dedicados aos deuses e ao faraó mumificado. O templo apresenta uma fachada bastante simples mas maciça e imponente pelas suas proporções, com colunas que definem os limites e são precedidas a um ritmo constante.
Templo de Mentuhotep
O templo tinha 3 níveis, a sua planta assumia uma forma quadrada, no nível 0 existia a Sala hipostila e um pátio de colunas. Para aceder ao nível 1 existia uma rampa mesmo a meio da fachada do edifício, o segundo piso era o local de culto com o templo dedicado ao imperador. No nível -1 encontrava-se escavada a sala do túmulo do imperador e uma segunda sala onde estavam alguns pertences do imperador.
O exterior do templo era composto por uma zona com um grande pátio que antecede o templo que era definida por um muro, a que se seguia a rampa que dava acesso ao 1piso, e ambos os pisos tinham na fachada uma “floresta” de colunas, o 1piso tinha também a volta de todo o seu perímetro colunas que criavam um limite, a estrutura do edifício estava encaixada na montanha.
O templo foi destruído, só o túmulo do imperador está plenamente conservado e o piso0 e a rampa sobreviveram.
Templo de Hatshetsup
O templo de Hatshetsup foi construído por Senenmut, e foi inspirado no templo de Mentuhotep, os dois foram construídos lado a lado sendo o de Hatshetsup maior e foi construído 600anos depois.
O templo é composto por um pátio, que é seguido por uma rampa que