arte egpcia
ARQUITETURA: AS PIRÂMIDES (“O homem teme ao tempo, o tempo só teme as pirâmides”) - Erguidas apenas durante o Antigo Império (3 200 a 2 300 a.C), as pirâmides são as mais conhecidas manifestações da arquitetura egípcia.
- Servindo de túmulo aos faraós, tinham por finalidade imortalizar o nome dos mesmos.
← Pirâmides de Sacara, ± 2 800 a.C..
- A primeira das pirâmides foi a de Sacara (foto acima), erguida pelo faraó Djoser (3ª dinastia) por volta de 2 800 a.C.. A mesma possui 121 x 109 m. na base e 60 m. de altura.
← Pirâmides de Medûm, ± 2 700 a.C..
- Outra obra colossal foi a pirâmide de Medûm, erguida pelo faraó Snefru (fundador da 4ª dinastia) por volta de 2 700 a.C. Foram os faraós desta dinastia (Queóps, Quéfren e Miquerinos) que ergueram as grandes pirâmides de Guizé.
← Grandes pirâmides de Guizé.
- A maior de todas as pirâmides é a de Queóps. Erguida por volta de 2 560 a.C. Com as demais pirâmides, Queóps orienta suas faces para os quatro pontos cardeais. Sua base mede 238, 8 m. de cada lado; sua altura é de 148,2 m.
- Os egípcios deixaram de construírem pirâmides ainda no Antigo Império, pois “saqueadores de túmulos colocavam em risco a imortalidade da alma dos faraós”.
← A grande Esfinge.
Obs. - A grande Esfinge (Abu Hol, “pai do terror em árabe) é uma espécie de guardiã das pirâmides de Gizé. O enigmático monumento possui o rosto do faraó Quéfren.
ARQUITETURA: OS TEMPLOS (“Amplos como linha de horizonte”)
- Construídos principalmente durante o Novo Império (1 580 a.C a 525 a.C), os templos egípcios rivalizavam com as pirâmides em grandiosidade e genialidade arquitetônica.
- Além do faraó e de alguns poucos sacerdotes, ninguém mais podia entrar nos templos sem autorização. Eles expressavam em sua monumentalidade a potência do deus - vivo e o seu isolamento absoluto.
- Entre os templos egípcios destacam-se:
• O Templo de