noia
NO 32
Atualizado em agosto de 2004
MUNIÇÕES PARA USO POLICIAL
OBJETIVO
Este Informativo Técnico tem por objetivo relacionar os diferentes cartuchos destinados ao uso policial fabricados pela CBC permitindo a escolha mais adequada para cada tipo de situação.
GENERALIDADES
As Tabelas Balísticas estão divididas por calibre e fornecem a identificação de cada cartucho, a velocidade e energia do seu projétil e as recomendações para sua adequada utilização.
É importante notar que a velocidade dos projéteis foi determinada utilizando provetes balísticos com os com-primentos anotados nas tabelas. Se na prática a arma utilizada possuir cano com menor ou maior comprimento do que os provetes empregados, as velocidades reais também serão menores ou maiores do que as indicadas.
Armas curtas com canos reduzidos (2”) podem não impelir projéteis expansivos (EXPO) com velocidade suficiente para que esse tipo de projétil possa apresentar correta expansão quando do impacto. Nessas armas, sugerimos sempre utilizar projéteis mais leves (por exemplo, em um .38 SPL, aqueles de 125
“grains” em substituição dos de 158 “grains”) de modo a obter velocidades mais altas e razoável expansão. Projéteis totalmente encamisados apresentam maior penetração do que os projéteis de chumbo ou ponta de chumbo podendo transfixar alvos com facilidade e expor a vida de pessoas inocentes presentes à ocorrência. Sugerimos cautela e prudência quando da utilização desses projéteis.
De um modo geral, todas as munições rotuladas com +P (maior pressão) ou +P+ (pressão ainda maior), podem ser utilizadas em armas de projeto e fabricação modernas e atuais. Em caso de dúvida, sugerimos que o usuário contate o fabricante da arma para confirmar a possibilidade de emprego de tais munições.
Por desenvolverem pressões de disparo acima das convencionais, as munições +P e +P+ não devem ser continuamente utilizadas em treinamento, pois essa prática irá reduzir a vida útil