Estilo de Liderança Liberal
Segundo POSSI (2006, p.4-5), White e Lippitt fizeram um estudo em 1939 para verificar o impacto causado por esses três diferentes estilos de liderança em meninos de dez anos, orientados para a execução de tarefas. Os meninos foram divididos em quatro grupos e, de seis semanas, a direção de cada grupo era desenvolvida pôr líderes que utilizavam três estilos diferentes: a liderança autocrática, a liderança liberal (laissez-faire) e a liderança democrática.
As crianças que estavam na presença de um LÍDER LIBERAL, o grupo teve uma atividade intensa, porém sua produção foi baixíssima. Houve muita perda de tempo e discussões, e a maioria voltada para motivos pessoais, ou seja, nada relacionado ao trabalho em si. Por esse motivo as poucas tarefas desenvolvidas eram feitas ao acaso. Pode-se notar no grupo um agressivo individualismo e pouquíssimo respeito em relação ao líder.
Ponto e Contra-Ponto sobre o Estilo Liberal (Laissez Faire) de Liderar
O estilo liberal é uma técnica de liderança cujo objetivo principal é avaliar o comportamento, o nível de conhecimento, habilidade, o comprometimento e a responsabilidade do subordinado.
LIDERANÇA LIBERAL
· Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
· A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
· Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
· O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
· O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.
LIDERANÇA LIBERAL
As situações nas quais este estilo possui maior eficácia e resultados são:
· Para avaliar o resultado de um processo de capacitação de determinados subordinados;
· Para contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança